Home Eventos Terceira edição do Música Mundo rola em setembro

Terceira edição do Música Mundo rola em setembro

by Paloma Morais

Foto: Divulgação

Entre os dias 6 e 9 de setembro, Belo Horizonte mergulha no que há de novo no universo musical. Com o objetivo de alimentar a cadeia produtiva do setor, o Música Mundo 2017 (MM17) ocupa o Cento e Quatro com shows, painéis, palestras, debates, workshops e encontros profissionais. Interessados em participar das atividades devem fazer o credenciamento no site do evento. O público também pode aproveitar apenas o Showcase Festival, 3 noites com shows de 19 bandas de várias partes do Brasil e do mundo, com ingressos a preços populares. A noite de abertura tem entrada franca e  apresentações de Leandro César e do projeto Bala da Palavra.

Em sua programação, a feira reúne artistas, produtores de festivais, jornalistas e outros agentes culturais, além de desenvolvedores de aplicativos digitais, do audiovisual e de jogos. Os mais de 40 profissionais convidados vêm de diversos estados e países para participar dos painéis e assistir aos showcases. Quem se credencia no MM17 também pode agendar reuniões com esses profissionais para apresentar propostas de shows, de intercâmbio e de projetos culturais. ”A gente preza por fazer as pessoas se encontrarem, se relacionarem, estarem juntas no evento e, a partir dessa relação afetiva, construir as relações profissionais” afirma Gabriel Murilo, um dos idealizadores do Música Mundo.

Ao incentivar encontros e conexões profissionais, o evento coloca em prática a proposta de contribuir para o fortalecimento e a circulação da música brasileira. “O Música Mundo surge como consequência de um processo de internacionalização da produção mineira, que começou com um edital de circulação para bandas. Depois de um tempo, a gente observou que precisava trazer essas oportunidades para BH para que mais artistas pudessem ser incluídos nessas pontes internacionais para que eles mesmos possam se articular, fazer parcerias, pensar turnês”, conta Gabriel.

Música e tecnologia

Em 2017, o Música Mundo tem como tema Música e Tecnologia, chamando a atenção para a importância do diálogo entre os diversos mercados da indústria cultural. Entre as atividades, se destacam o ”Encontro Mineiro de Produtores de Games e Música” e a “Game Jam”, maratona que reúne desenvolvedores de jogos, produtores musicais e músicos para criar um protótipo. “Esse ano, a gente dá as mãos para esse assunto de novas tecnologias, de aplicativos, para esse pensamento novo das startups. A intenção é tentar aprender uns com os outros sobre o que nós temos de tecnologia, música, circulação, como funcionam os mercados, as novas relações digitais. A ideia é a gente se misturar no evento para começar a construir novas saídas, novos conceitos”, afirma Gabriel.

“Sobre a edição desse ano, eu acho interessante destacar que estamos lidando com uma cena muito rica, com muitas possibilidades de criar e de fazer parcerias. Foi exatamente isso que permitiu a gente fazer um evento que tem como foco ‘música e tecnologia’. Grupos como a Gaming, Associação Mineira de Jogos, e o estúdio Abstracto ajudaram a organizar a participação dos games e da arte digital no Música Mundo. É interessante como a interação entre setores e parceiros possibilita a gente sair de um estado de escassez de recursos e pensar em abundância de atividades, de projetos”, completa Francisco Cereno, outro dos idealizadores da feira.

Showcases

Hip hop, rock, mpb, jazz, folk, eletrônica são alguns dos estilos que integram a programação musical do Música Mundo. 19 bandas foram escolhidas, em uma convocatória online e gratuita, para se apresentar nos showcases do evento. O público pode conferir nomes de várias partes do país, como a mineira Família de Rua, o Duo B.A.V.I., da Bahia, a cantora potiguar Khrystal ou a banda carioca A Quebrada, além de artistas internacionais como a Ensamble Transatlántico de Folk Chileno e as colombianas Orito Cantora y Jenn del Tambó. Os shows são também uma oportunidade para os grupos, que se apresentam para uma audiência especializada.

SERVIÇO/PROGRAMAÇÃO:

Música Mundo 2017 (MM17)
Data: 6 a 10 de setembro

Local: CentoeQuatro – Praça Rui Barbosa, Centro, BH
Credenciamento e outras informações: www.musicamundo.com.br
Confira o Regulamento do Credenciamento no MM17
Ingressos para os showcases: R$10 cada dia, ou 3 noites por $20 (venda online: bit.ly/showcasefestival)

Quarta-feira, 06/09, 19h – Noite de abertura

20h30 – Leandro César – MARIMBAIA
21h30 – Bala da Palavra

Quinta-feira, 07/09, 19h

19h30 Monte Pascoal – Quarteto de Saxofones e Percussão (MG)
20h30 Natasha Llerena (RJ)
21h30 Duo B.A.V.I. (BA)
22h30 Graveola (MG)
23h30 Marco Lobo Quinteto (RJ)
00h30 La terrible (Chile)
DJ Dreams on Board

Sexta-feira, 08/09, 19h

19h30 Kriol (MG)
20h30 Esdras Nogueira (DF)
21h30 A Quebrada (RJ)
22h30 Djalma não entende de política (MG)
23h30 Dibigode  (MG)
00h30 Ensamble Transatlántico de Folk Chileno (Chile)
DJ Béco Dranoff

Sábado, 09/09, 18h

18h Dolores 602 (MG)
19h Gian Correia (SP)
20h Khrystal (RN)
21h Rickshaw (PT/MG)
22h Família de rua (MG)
23h Orito Cantora y Jenn del Tambó (Colômbia)
00h Muntchako (DF)

0h30 – Festa de encerramento do MM 2017
DJ May e DJ Pat Manoese

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.