Home Dica do Pula A programação de abril do Memorial Minas Vale está imperdível!

A programação de abril do Memorial Minas Vale está imperdível!

by Paloma Morais

Audiovisual, literatura, música e artes plásticas estão na pauta de abril do Memorial Minas Gerais Vale. O mês começa com a abertura, no dia 1º, da exposiçãoTudo é Tangente, que reúne trabalhos de onze artistas visuais premiados no Festival Camelo de Arte Contemporânea, com obras em diversas linguagens como pintura, desenho, fotografia, performance, objeto e instalação. No dia 6, estreia o documentário Homem Comum, de Carlos Nader. Um longa-metragem sobre os últimos 20 anos da vida real de um caminhoneiro. Dia 8, ocorrerá o lançamento do livro “Ian é 10!”, de Adriana Furst, que revela o fabuloso e lúdico universo infantil. A programação musical tem o duo Desvio apresentando o show autoral CAlma, com ritmos populares brasileiros e um toque de sofisticação do pensamento erudito, dia 8. O festival Luminária também está na programação, dia 22, unindo projetos, ações e iniciativas criativas da cidade. E, para o público infantil, a programação tem o Pedal literário, com Pierre André, no dia 23, dentro do projeto Eu, criança, no museu!. E tem, ainda, o Assanhado Quarteto comemorando seus cinco anos de existência com o show, Feira, no dia 29.

Para incentivar o conhecimento sobre a Inconfidência Mineira e seu mártir Tiradentes, o setor Educativo do Memorial Vale, aproveita o mês em que se comemora o Dia de Tiradentes (21 de abril) para uma reflexão sobre Joaquim da Silva Xavier, aos sábados e domingos.

Outras atrações do mês de abril e detalhes da programação podem ser conferidas abaixo. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias

6 DE ABRIL | QUINTA-FEIRA | 18h30

Lançamento do documentário Homem Comum, de Carlos Nader

Homem Comum é um longa-metragem sobre a vida do caminhoneiro Nilson de Paula. Dirigido por Carlos Nader, que acompanhou Nilson por quase 20 anos, o filme parte da mais essencial de todas as perguntas: qual o sentido da vida? A partir daí, o filme traça uma relação inesperada entre cenas dos últimos 20 anos da vida real desse caminhoneiro paranaense e cenas da obra-prima ficcional dinamarquesa de Carl Dreyer, “A Palavra” (considerado um dos 25 melhores filmes de todos os tempos). Após a exibição, debate com o diretor do filme, Carlos Nader e o professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Eduardo de Jesus. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

8 DE ABRIL | SÁBADO | 10 ÀS 13H

Lançamento do livro “Ian é 10!”

O livro de Adriana Furst, ilustrado por Jaison Jadson Franklin, revela o fabuloso e lúdico universo infantil. Trata-se do trabalho cuidadoso e delicado de uma mãe, a própria autora, de colher cada pequena pérola e interrogação que uma criança, seu filho, faz ao mundo. Se por um lado, o livro tem um tom pessoal, por outro, revela um caráter universal ao desfilar as diversas questões que uma criança nos põe ao desvendar e conhecer o mundo. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

8 DE ABRIL | SÁBADO | 16H

CALMA, com Desvio

DESVIO apresenta o show autoral CAlma, um espetáculo emoldurado pelos ritmos populares brasileiros com um toque de sofisticação do pensamento erudito. Instrumentos genuinamente brasileiros dão a textura rítmica para as melodias e harmonias, amalgamando em um mesmo ambiente tradições distintas, seculares e modernas. DESVIO é formado pelos músicos Leonardo Gorosito e Rafael Alberto. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

8 DE ABRIL | SÁBADO | 10H ÀS 17H30

Cena vestida

O projeto do fotógrafo Guto Muniz e da figurinista e estilista Silma Dornas leva as imagens dos espetáculos de artes cênicas fotografados por Guto para peças de vestuário criadas com exclusividade figurinista. As peças de roupas ficam à venda durante o dia.

22 DE ABRIL | SÁBADO | 10H ÀS 18H

Luminária

Festival que tem como principal objetivo unir projetos, ações e iniciativas criativas da cidade. Em sua terceira edição, o projeto reunirá exibições de curtas, instalações, mini exposições, palestras e uma feira de novas marcas de moda, arte, design, arquitetura, papelaria, decoração e serviços criativos. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

23 DE ABRIL | DOMINGO | 11H

Eu, criança, no museu! apresenta: Pedal literário, com Pierre André

Uma biblioteca ambulante adaptada em triciclo, de onde o contador de histórias pode escolher na hora, as histórias que vai contar, de forma lúdica e interativa, conforme o público presente. E do meio dos livros podem surgir bonecos e algumas outras surpresas. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

29 DE ABRIL | SÁBADO | 16H

Contemporâneo apresenta: show com Assanhado Quarteto

O Assanhado Quarteto comemora seus cinco anos de existência em seu show, “Feira”. No repertório, obras do seu primeiro disco, homônimo, e arranjos próprios desenvolvidos durante a trajetória do grupo. Numa apresentação vibrante e calorosa, o grupo oferece suas cores e temperos regados de brasilidade. Entrada gratuita, sujeita a lotação.

TODOS OS FINS DE SEMANA

Programa educativo Experiências no Memorial

Todos os sábados e domingos, ao longo do dia, o Educativo do Memorial Vale convida os visitantes para uma imersão na obra de nove artistas apresentados pelo Festival Camelo de Arte Contemporânea. Através das diversas linguagens por eles expostas, a iniciativa propõem um exercício das múltiplas possibilidades de olhares, sensações e reflexões.

Também aos sábados e domingos durante o horário de funcionamento do museu, o Educativo do Memorial Vale provoca uma reflexão sobre “As várias faces de Joaquim” a partir da imagem de Tiradentes, que tem seu dia celebrado em 21 de abril. Na atividade o público é inspirado a refletir sobre como fatos são contados, levando-se em consideração o tempo e o ponto de vista de quem está narrando. 

.

EXPOSIÇÕES ___________________________________________________________________

ATÉ 29 DE JUN | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Exposição: Fotografia como estratégia do encontro, de Alexandre Sequeira

O espaço Café do Memorialrecebe as imagens autorais do artista Alexandre Sequeira que, apesar de paraense, retrata a cidade mineira de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, sob a ótica de jovens moradores locais. A mostra, sob fr Guilherme Cunha e Bruno Vilela, é resultado de residência artística feita pelo fotógrafo em vários bairros do pequeno município, criando diálogos entre esses territórios.

DE 01 DE ABRIL A 14 DE MAIO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Exposição: Tudo é Tangente

Idealizada pela Casa Camelo e com curadoria de Gabriela Carvalho e Luiz Lemos, “Tudo é Tangente” apresenta um desdobramento do Festival Camelo de Arte Contemporânea, realizado em 2016, com foco na produção de artistas em início de trajetória. A exposição coletiva reúne trabalhos dos onze artistas visuais premiados no Festival, com obras em diversas linguagens como pintura, desenho, fotografia, performance, objeto e instalação. A proposta explora o conceito de tangente como àquilo que toca, que se encontra em um ponto comum. Os artistas participantes da mostra são: Daniel Antônio, Daniel Pinho, David Magila, Felipe Chimicatti, Hortência Abreu,Olívia Viana, Lucas Ero, Noemi Assumpção, Pedro Carvalho, Randolpho Lamonier e Ricardo Burgarelli.

SERVIÇO

Programação de ABRIL do Memorial Minas Gerais Vale
Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.