Home Dica do Pula PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL SÃO OS ARTISTAS DO MÊS NO MEMORIAL VALE

PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL SÃO OS ARTISTAS DO MÊS NO MEMORIAL VALE

by Paloma Morais
Foto: Maristella Medeiros

Espaço prepara uma série de eventos para marcar a 15ª Semana de Museus com participação de Centros de Convivência da Saúde Mental. Programação conta com shows, sarau, exposição de artes visuais, feira de publicações, mostra de videoarte, dentre outros. Todos os eventos são gratuitos

Para celebrar a 15ª Semana de Museus que tem como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, o Memorial Minas Gerais Vale preparou um roteiro especial que se estende durante o mês dentro da mostra Arte e Loucura no Circuito Liberdade. Tendo como protagonistas portadores de sofrimento mental e seus trabalhos realizados nas oficinas dos Centros de Convivência da Prefeitura de Belo Horizonte, a programação conta com o festival de música “Viva a diferença”, com a feira publicações e sarau “Asa da Palavra”, com a apresentação intimista de poemas musicados “Canto da Palavra” e com a exposição de artes visuais “Linha da Palavra”. E, para marcar o Dia Internacional dos Museus (18/5), o Memorial Vale recebe a “Disputa nervosa: batalha de passinhos Lá da Favelinha”. Todos os eventos tem entrada franca, sujeita a lotação. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

Arte e Loucura

As atrações da mostra Arte e Loucura que acontecem no Memorial Vale foram programadas em parceria com os Centros de Convivência e são uma oportunidade para que os portadores de sofrimento mental apresentem suas criações e talentos artísticos. A ideia é dar voz a essa minoria e enfatizar que as portas do Memorial Vale estão abertas a todos os públicos, aproximado a comunidade deste espaço museal e das atividades culturais que oferece.

Exposição – até 4/6

Linha da Palavra” é o nome da exposição de artes visuais que está na Sala Trilhas até o dia 04 de junho. A mostra apresenta trabalhos coletivos em fotografia e bordado que têm como ponto comum a pesquisa em torno da palavra na construção de visualidades e também o fato de serem confeccionados por portadores de sofrimento mental. Também até o dia 04 de junho o Memorial Vale recebe no Cyber Lounge uma mostra de videoarte. A coletânea de produções audiovisuais retrata a sensibilidade e o talento artístico de portadores de sofrimento psíquico nos Centros de Convivência da Saúde Mental.

Palestra – 17/5

No dia 17 de maio, quarta-feira, às 12h30, o Memorial Vale recebe um encontro de formação de educadores com a mestre Nila Rodrigues. Com o tema “Os museus e a abordagem das diferenças. Sugestões de percursos”, a pesquisadora Nila Rodrigues propõe um diálogo sobre formas de problematização de acervos e ações museológicas que abarque aquilo que não vem sendo dito nos museus sobre o social que representam.

Música – “Viva a diferença” – 20/5

Produzida no Centros de Convivência, a música autoral também tem espaço na programação e estará na mostra “Viva a diferença”. O evento acontece no sábado (20/5), das 15h às 17h. A iniciativa é um recorte da produção autoral das oficinas de música que busca contemplar a diversidade e promover o compartilhamento com outros públicos da produção artística dos cidadãos com sofrimento mental. Para encerrar a tarde, a Banda experiMENTAL, do Centro de Convivência Barreiro, mistura sambas, quadrilhas, saudades, delírios e sofrências em um animado show.

Feira – 25/5

A feira de publicações e sarau, “Asa da Palavra”, traz exposição, lançamento de livros e outras publicações dos artistas dos Centros de Convivência, acompanhado por um sarau de poesias. Dentre os lançamentos está “Nossas loucuras em Letras”, que reúne poesias de Adélcio F. Coelho, Cristiano Gomes dos Santos, Deolindo de Campos e Naidna de Souza, integrantes da Oficina de Letras e Mídias do Centro de Convivência Providência. Além das poesias, a arte da capa e algumas ilustrações são de participantes das oficinas de desenho do mesmo Centro de Convivência. “Asa da Palavra” será no dia 25 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h, na Sala de Leitura.

Poesia – 25/5

Poesias sonoras é o que o público pode esperar do “Canto da Palavra”, evento marcado para o dia 25 de maio, quinta-feira, às 19h na Casa da Ópera. Trata-se de uma apresentação intimista idealizada por Marcos Alexandre e Raphael Sales com canções feitas em diálogo com as canções de Milton Nascimento nas oficinas. “Em nossas cabeças ecoam vozes e sons. A voz de Bituca é presente e com ela manufaturamos outros tons, outros sons, outras letras e mais vozes”, destacam os compositores.


Disputa Nervosa” – 18/5

Celebrando o Dia Internacional dos Museus (18/5), o Memorial Vale recebe a Batalha de Passinhos do Centro Cultural Lá da Favelinha.A “Disputa Nervosa” vai reunir dançarinos para competirem quem dança mais em qualquer estilo de passinhos, como Do Romano e Montagem. O evento, criado no ano passado, já teve edições em grandes festivais como o FIT, Mostra Beijamim de Oliveira, Somos Todos Black dentre outros, e é organizado pelo Lá da Favelinha, centro cultural independente que fica no Aglomerado da Serra. Cerca de 30 jovens vão participar da “disputa” e a seleção dos vencedores será feita por dois jurados convidados e o público, como terceiro juiz. A “Disputa Nervosa” vai acontecer na quinta-feira (18/5), às 19h30.

Arte e Loucura no Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade participa da 15ª Semana de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o projeto “Arte e Loucura”, em parceria com os Centros de Convivência da Prefeitura de Belo Horizonte. De maio a julho, os equipamentos reúnem obras e manifestações estéticas produzidas pelos usuários dos centros e propõem um novo olhar sobre a loucura, a partir da produção estética e artística dos portadores de sofrimento mental. O tema proposto pelo Ibram para esta edição é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Belo Horizonte conta com nove Centros de Convivência, um de cada regional, que, segundo os princípios da reforma psiquiátrica antimanicomial, oferecem oficinas de arte e artesanato para portadores de sofrimento mental. Esses espaços promovem atividades que privilegiam o contato dos participantes com sua potência criativa, propiciando laços, afetos, para que se empoderem, para que reconstruam sua vida, sua identidade – com e apesar do sofrimento mental.

SERVIÇO

DE 2 DE MAIO A 6 DE JUNHO| HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Exposição de artes visuais Linha da Palavra

DE 2 DE MAIO A 6 DE JUNHO| HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Mostra Videoarte

17 DE MAIO | QUARTA-FEIRA | 12H30

Encontro de formação de educadores com a Mestre Nila Rodrigues: “Os museus e a abordagem das diferenças. Sugestões de percursos”

18 DE MAIO | QUINTA-FEIRA | 19H30

Disputa Nervosa – Batalha de Passinhos Lá da Favelinha

20 DE MAIO | SÁBADO | 15 ÀS 17H

Arte e Loucura no Circuito Liberdade: Mostra de Música Viva a Diferença

25 DE MAIO | QUINTA-FEIRA | 19 ÀS 21H, Sala de Leitura

Arte e Loucura no Circuito Liberdade: Asa da Palavra – feira de publicações e sarau

25 DE MAIO | QUINTA-FEIRA | 19H, Casa da Ópera
Arte e Loucura no Circuito Liberdade: Poesias Sonoras “Canto da Palavra”


TODOS OS EVENTOS TEM ENTRADA GRATUITA

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

You may also like

Adblock Detected

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.